segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tema IV - Sociedade - Rede e Cibercultura



Proposta de Estrutura de Blog

1. Quem Somos
Neste ponto, pretende-se que a comunidade faça uma apresentação geral sobre os dinamizadores deste espaço/projecto, incluindo os corpos sociais, bem como a apresentação de todos que estão envolvidos. O objectivo da presença desta área é o de dar a conhecer, a estrutura organizacional e humana que compõem esta organização.
2. Objectivo/Projecto
Neste ponto, importa que sejam incluídos as motivações que levaram à criação deste Blog /Associação, bem como a explicação dos objectivos que se pretendem alcançar. Considero tratar-se de uma parte importante da estrutura, uma vez que possibilita de uma forma clara, que todos possam conhecer melhor o que este conjunto de pessoas, pretende construir em conjunto.
3. História
Importa também incluir, uma breve resenha história e origem da comunidade imigrante, para que a sociedade de acolhimento a possa conhecer. Procurando desta forma, a desmistificação de alguns mitos e estereótipos, permitindo também alguma identificação com a sociedade de acolhimento, em alguns processos históricos que possam ser comuns.
4. Cultura
4.1 Gastronomia
4.2 Danças
4.3 Literatura
4.4 Pintura
Sendo um Blog de uma comunidade imigrante, na minha opinião é importante a inclusão de alguns dos seus elementos culturais, que são diferenciadores, com o objectivo de dar a conhecer as suas tradições e costumes. Procurando não só a divulgação da cultura, mas também contribuir para a sua aceitação, face à sociedade global.
5. Espaço de partilha cultural/Aulas de Dança e Gastronomia
Neste ponto, pretende-se divulgar de uma forma mais activa a cultura da comunidade em questão, através da realização de cursos/workshops, de dança e/ou gastronomia destinados a todos. Tendo como objectivo, conseguir algum apoio financeiro para as actividades da associação, bem como a promoção da cultura junto da sociedade de acolhimento, contribuindo desta forma para a criação de laços e uma maior aceitação para a diferença.
6. Enquadramento Legal
A inclusão deste ponto, justifico-o pela necessidade de apresentar aos demais, o quadro jurídico-legal, onde se deve enquadrar toda a legislação que regulamenta a actividade da associação, com destaque para os Estatutos. No entanto, para além dos documentos internos, considero importante a partilha da legislação que regulamenta a criação e as actividades das associações de imigrantes. Devendo também incluir outro diplomas legais, que protegem os direitos das minorias, para que todos os possam conhecer e em especial os sócios e voluntários da associação.
7. Actividades desenvolvidas e em desenvolvimento
As actividades que a associação dinamiza devem na minha opinião ser alvo de destaque, pois trata-se de divulgar o trabalho realizado no terreno em prol dos objectivos enumerados anteriormente. A apresentação das actividades têm como finalidade prestar contas aos sócios contribuintes e esclarecer a sociedade em geral, da pertinência das mesmas, bem como das suas nobres finalidades.
8. Comunicação Social
8.1 Noticias
8.2 Entrevistas
Neste ponto, pretende-se que sejam divulgadas informações que abordem temáticas que digam respeito à comunidade imigrante, bem como as notícias que façam uma abordagem positiva ao diálogo intercultural. Para além das notícias, deverá existir um espaço de entrevistas com personagens de relevância social e cultural. Considero tratar-se de um aspecto importante, no sentido em que a comunicação têm um papel fundamental na formação da opinião pública e a associação deve divulgar/apresentar notícias que sejam o mais isentas possível, contribuindo desta forma para a construção de uma sociedade intercultural.
9. Faça-se Sócio
A existência de um espaço para os sócios, têm como objectivo aumentar os recursos financeiros da associação, bem como angariar pessoas para colaborarem nas actividades desenvolvidas, procurando desta forma potenciar os seus efeitos na construção de uma sociedade que aceita e integra a diferença.
10. Participe/Colabore/Voluntariado
Nesta área, e em função de toda a informação prestada pretende-se sensibilizar as pessoas para os méritos do trabalho comunitário voluntário, dentro daqueles que são os objectivos da associação. Este ponto, têm uma importância e um impacto que se pode sentir a vários níveis, em primeiro lugar o facto de possibilitar às pessoas que se identifiquem com os objectivos, possam dar o seu contributo, o que irá também permitir o a esses voluntários o contacto com as diferentes culturas. O que vai capacita-los para uma melhor aceitação da diferença, fazendo deles também agentes de mudança de mentalidades, através da sua interacção social com os seus pares.
11. Sugestões/Críticas
Parece-me também pertinente a inclusão de um espaço de debate e troca de ideias, onde todos podem dar as suas contribuições para que a associação possa de melhor cumprir os seus objectivos. Bem como também, como espaço plural dar voz às diferentes opiniões, procurando incluía-las a todas na sua acção.
12. Contactos/Onde Estamos
Por último o Blog, deve conter as informações de contacto necessárias, para que possa relacionar-se como todos que o desejem, não só na comunidade virtual, mas também de forma a estabelecerem-se contactos formais. Com vista, por exemplo, ao estabelecimento de parcerias, há organização de acções de formação e ao contacto com os sócios e voluntários em acções concretas.

Sites de Associações/Comunidades em Portugal

Para complementar este ponto, considerei importante a inserção das páginas da internet das principais comunidades em Portugal, com o objectivo de procurar conheçer como se apresentam, comunicam e se relacionam com a sociedade em geral.

Associações de Imigrantes em Portugal (http://www.aimigrantes.org/)

Associação dos Imigrantes nos Açores (http://www.aipa-azores.com/)

Casa do Brasil (http://www.casadobrasil.info/)

Associação Cabo-verdiana de Lisboa (http://www.acaboverdeana.org/)

Solidariedade Imigrante (http://www.solimigrante.org/)

Associação dos Ucranianos em Portugal (http://spilka.net/)

Associação Guieense de Solidariedade Social (http://www.aguinenso.org/)